O JIU JITSU ALÉM DO DOJÔ



       O Jiu Jitsu, assim como toda arte marcial milenar e de origem oriental, tem como objetivo principal, aprimorar e desenvolver o corpo (físico e mente) e como princípio promover o bem estar espiritual.


       Antigos mestres acreditam que quando um praticante consegue unir esses dois elementos e fizer o uso de suas atribuições para o bem, irá estar cada vez mais próximo da perfeição. Assim como descreveu um exímio lutador de Jiu Jitsu que logo desenvolveu um novo estilo e fundou assim o Judô:
“Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito (Seiryoku Zen’Yo).”  
       O cultivo da atitude mental e espiritual iniciada durante a prática nos locais de treino de luta (Dojôs) não deveria cessar depois que os exercícios físicos e técnicos terminassem e sim serem continuados durante todo o transcorrer da vida diária, na rotina do dia-a-dia, nas ações e atitudes tomadas para realizações de tarefas que venham a fazer a diferença para si e para terceiros. Estar devidamente conectado ao que se pratica é de fato deixar transparecer quem somos daí questões simples como: higiene, assiduidade, pontualidade, respeito, humildade, educação, disciplina, honestidade, perseverança, espírito guerreiro, dente outras mais ficam evidentes em pessoas que logo se tornarão destacáveis em meio às pessoas comuns e estas são com certeza características de um praticante de Jiu Jitsu.

        Na contramão, os efeitos de excessos no consumo de comidas nocivas ao corpo, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, além de outros tantos hábitos prejudiciais à saúde fora do Dojô, fatalmente irá se refletir em uma rotina de treinos. Tais práticas levam ao desgaste prematuro e ao cansaço da mente e do físico e juntamente com essas o enfraquecimento do espírito, impossibilitando assim a realização de metas individuais em treinamentos e até na própria vida.

       Um bom praticante de Jiu Jitsu deve sempre visar se aprimorar dentro e fora dos Dojôs precisa constantemente estar em busca do aprimoramento físico (mente e corpo) e espiritual.


    “Uma vez DBK...DBK para sempre”

    Osss

 
                                                   Ricardo Costa de Souza
(Faixa Preta 1º Grau / CBJJ 7974 / CBJJE 5366-1)     

Nenhum comentário:

Postar um comentário