ESTRATÉGIAS PARA UM NOVO MUNDO

O cenário atual no Mundo é tenso, estamos sob ameaça de um adversário invisível, como num filme de ficção, sendo colocados em quarentena. O ”bom dia” aos vizinhos estão mais raros, com o regime de isolamento social, os sistemas de saúde e econômicos só falam em colapso, quase um caos.



Na contramão das incertezas, podemos afirmar convictamente, hoje, que em algum momento voltaremos aos dias aonde não haverá mais essa ameaça e que um novo mundo virá daqui por diante. Aqueles que entendem isso, também sabem que há dentro deste, uma enorme necessidade de adaptação e reinvenção no desenvolvimento de estratégias e planos de ação para que o novo mundo não volte a cair na rotina o mais rápido possível e voltemos a mesma crise são fundamentais, Logicamente haverá um processo antes de voltarmos a vida comum, será necessário por parte de muitas, uma disciplina antes inimaginável, atenção, informação pertinente e, assim, desenvolver novas e boas estratégias para uma “reconstrução” mais forte e que seja sólida.

Não diferente, o nosso jiu jitsu brasileiro e mundial foi muito afetado, seja na questão do
bussines, treinos ou competições – interligadas entre si. Mas, nem tudo está perdido, assim
“como água” temos a enorme capacidade de nos moldar e recolocar, da mesma forma que
aprendemos quando estamos lutando com um adversário muito maior, de sobreviver à
desvantagem e dessa forma vamos nos reconectando com amigos e mantendo o espírito de luta vivo! Para muitos o mundo dos negócios apresentou a tecnologia como grande auxiliar e hoje as formas como lidamos com nosso público alvo é de forma que para grande massa era absurdo:

• Vídeo aulas bem planejadas através de plataformas especializadas;
• Escutando podcasts;
• Assistindo LIVES de grandes especialistas da área e de outras que venham agregar valores;
• Lendo blogs, livros, revistas digitais;
• Reforçar e aprimorar suas vendas on-line (e-commerce).

Coisas que à pouquíssimo tempo, uma grande parte dos que vivem nesse mundo da luta só se restringia a lutar ou a assistir vídeos de competições, agora começam a descobrir um
universo maior. A partir desse momento, a segurança no que diz respeito apresentação das
academias deverá ser outro, o contato e atenção com os clientes serão diferenciados, o
professor que ainda não entendeu que é GESTOR reverá seus conceitos se quiser continuar nesse mercado que é literalmente extremamente competitivo, fazendo assim do seu dia-a-dia uma enorme faculdade. Nesse novo mundo que se apresentará pós-pandemia, nós temos que ter o seguinte pensamento: “o que faremos agora (no caos), pode garantir o bem estar na calmaria”.

Ricardo Costa

9 comentários:

  1. Parabéns. Já estamos nos moldando e serão necessárias novas adaptações para seguir no mundo que a covid-19 vai nos deixar. Atualmente, a saída é encher a mente de informação boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato! Também acreditamos nisso!
      Esperamos que o Mundo venha melhor após essa pandemia.

      Excluir
  2. Concerteza nesse momento de incerteza é que aqueles que forem como água é tiverem melhor capacidade pra se moldar a essa realidade sairá desse momento muito mais incisivo,aguerridos, combativo se não imbatível a nova perspectiva que abrirá. A DBK concerteza está no caminho certo tendo em vista o conteúdo que vem abordando nesse período. Foco, força e fé sairemos dessa mais valorosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso meu amigo!!
      É preciso atitude para sair bem dessa situação que nos aflinge. A DBK espera pasaar bem e contribuir para um Mundo melhor.Oss

      Excluir
  3. No atual cenário em que nos encontramos , cheio de incertezas, boas atitudes e iniciativas que nos moldem e permita adaptarmos a um futuro incerto , vem nos ajudando bastante e esse espirito DBK nos uni e nos faz forte.
    Parabéns e obrigado professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso #espíritodbk já passou e suportou muitas crises, sabemos que unidos e pensando no bem comum a certeza é que venceremos mais essa.!!
      Oss

      Excluir
  4. Perfeito mestre, essa crise carrega em quase todas as suas fases, a oportunidade de mudança, essa experiencia deveria motivar pessoas, grupos, comunidades e instituições, a buscarem soluções viáveis, sustentáveis, geradoras de empoderamento, fortalecimento e resiliência, é a hora de repensarmos as formas de crescimento pelo crescimento? Um desses processos pode ser o decréscimento, que é um conceito político e econômico do campo da economia, que segundo Latoche (2013) um crescimento infinito, não é compatível com um planeta finito.
    E na minha opinião uma das principais formas de enfrentamento diante de tudo que está acontecendo e do pós-pandemia, é partir de uma visão individual, dando preferência e apoio aos produtores das comunidades, professores locais, pequenos comerciantes e etc, através do relocalizar, que basicamente é, produzir o que nos consumimos, e consumir o que nós produzimos...
    Essa é a hora de percebermos que o consumo desenfreado, e a não ressignificação dos fatos, pode ser um fator de adoecimento, não perceber ou ressignificar o que está evidente pode gerar ainda mais distanciamento social, isolamento e egocentrismo, e possivelmente caminharmos para uma catástrofe sem precedentes.
    O conceito de relocalizar precisa ser individual e coletivo, e através dessa visão ampliar esse conceito em: comunidades, grupos, instituições, e redes de apoio que são os sistemas significativos para o indivíduo, isso pode ser uma saída viável para a sobrevivência e saúde mental de todos....Ilton Barreto.

    ResponderExcluir
  5. Assim continuamos acreditando e trabalhando para que as coisas não voltem ao normal e sim melhor, com novos e bons valores e conceitos. Com ctz haverá um ressignificação na vida de muitos daqui por diante. Oss

    ResponderExcluir