
Como combinado, todos os sábados estaremos por aqui para compartilhar informações, trazer experiências e opiniões. Como citamos: um novo formato. Hoje teremos a participação de um grande prof. de Ed. Física, Psicólogo com trabalhos de extrema relevância nas áreas da dependência química e da esportiva, faixa preta de Jiu Jitsu DBKJJ e um esportista nato tendo em vista sua vida no surf e no kite surf. Ele comenta, com propriedade de quem estuda e vivência, exatamente a importância da prática esportiva como fundamental veículo na descoberta, formação e fortalecimento do SER. Esperamos que gostem e reflitam, pois o momento exige isso, PENSAR!
Algumas questões relacionadas ao esporte ocupam os estudos desde o século XVIII e afirmaram que seria por meio do esporte que mente, corpo e alma se manifestariam em situações reais, permitindo a capacidade de julgar, reagir e compreender ações corretamente entre outros, compondo corpo e mentes fortes (FIORESE, 2010) ou seja, o Ser Humano antes do atleta. Como professor de Ed. Física baseando-se nos conceitos descritos por Howard Gardner em 1980, que definem inteligência emocional como “a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros assim como, a capacidade de lidar com eles”. Sendo assim, estou afirmando que a prática esportiva orientada é um dos meios mais importantes e eficazes para se conhecer, mudar e adquirir novos comportamentos, além de trabalhar sentimentos, principalmente quando se trabalha nas bases o SER!
Ilton Barreto
Portanto, em tempos aonde as academias estão fechadas, deixar de praticar atividade física mesmo que limitadamente é impedir que aconteçam todos esses benefícios citados pelo prof. Ilton Barreto, principalmente em crianças e jovens com corpo e personalidade em formação. Seja na sala de sua casa, na garagem, gramado... não deixe de investir no seu BEM MAIOR!!!
Um posicionamento bastante relevante do prof ilton,pois além de todos esses benefícios descritos é salutar também que a prática esportiva nos coloca íntimos ao nosso corpo e alma ,logo esse autoconhecimento nos torna seres humanos mais confiantes e expressivos.oss,kauhê
ResponderExcluir