EM TEMPOS NEBULOSOS A COMUNICAÇÃO É LUZ


Olá amigos que bom estarmos aqui mais uma vez!!
Hoje quem estará dando uma relevante contribuição, é nosso amigo da DBKJJ 
Emanuel Santos, jornalista, pós graduado em Gestão Estratégica de Marketing e desenvolve relevante trabalho para Prefeitura de Fortaleza na área de Assessoria de Comunicação. Ele procura nos trazer uma breve e objetiva visão sobre a importância da informação e da comunicação em tempos de crise, as famigeradas fake news e como uma boa e eficaz comunicação é uma ferramenta importantíssima nesse tempo de muita informação e pouca atenção. 

O gerenciamento de crise sempre foi e será um assunto instigante. Primeiro pelo fato das crises não serem iguais, segundo porque muitas vezes as empresas não percebem que estão em crise e terceiro pela ineficácia comunicacional.
Antes de expressar sugestões para a contenção de crises, vale lembrar que em sua maioria, elas são causadas por fatos ou ações que poderiam ser evitados com iniciativas preventivas ou simplesmente com o trabalho adequado das empresas.
Mas partindo da ideia que sua empresa já esteja em crise, algumas alternativas estudadas por especialistas da área da Comunicação podem minimizar os danos causadas à imagem da instituição.
A primeira delas é reconhecer que se está em crise. Com isso é possível identificar o problema e buscar soluções. A procura por soluções, nos leva à segunda iniciativa que é de tomar decisões rápidas, já com o conhecimento do problema.
A terceira dica passa por uma estratégia de Comunicação eficaz, capaz de neutralizar informações equivocadas, principalmente com a escolha de canais diretos e oficiais de informação. 
Mas como gerenciar esse tipo de estratégia em tempos cruéis de fake news? 
Aqui vale uma dica que inclusive serve para vida, o de falar a verdade. Esta nossa quarta iniciativa é fundamental para acabar com boatos e pode também levar a sociedade a sentir empatia pelo erro, não que ela perdoará, mas certamente o fato deixará de notícia principal nos meios de informação.
Por fim, uma vez me pediram para definir comunicação e eu defini como “o ato de tornar público o indispensável para o desenvolvimento humano”. Portanto, está em crise não significa o fim de uma reputação, mas pode se revelar o início de um novo círculo virtuoso, capaz de trazer novas oportunidades.


emanuelnsantos@gmail.com   (85) 98884-5844/98208-4143







Emanuel Santos (JP 1881)
emanuelnsantos@gmail.com
(85) 98884-5844/98208-4143






   
Portanto, seguindo as dicas do profissional:
  • Seja no seu jiu jitsu ou na sua academia reconheça a crise;
  • Tome decisões rápidas (mas seguras, estudadas);
  • Eleja uma estratégia de comunicação eficaz;
  • Seja verdadeiro em tudo!
    Esperamos assim , contribuir mais um pouquinho para que você monte esse enorme quebra-cabeças rumo as suas vitórias e ao SUCESSO!

oss.




3 comentários:

  1. Nunca foi tão importante como nos tempos de hoje saber como gerência uma crise na sua empresa ,e/ou na sua vida pessoal. São exatamente nesses momentos onde nascem as oportunidades,então, manter a mente leve e aberta para novas idéias será muito importante e inovador para sua empresa/vida. E uma delas é o filtro das notícias. As fake news devem ser banidas,estamos precisando de leis que enquadre seus criadores ,pois atrapalha e muito o desenvolvimento do país,e do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Também achamos que deverá haver uma ressignificação em todos as atitudes, nas mentes e também deveriam haver nas leis.
    Obg pelo ctto

    ResponderExcluir
  3. Quando dizem que notícia ruim chega rápido nunca foi tão verdade, de nos dias atuais principalmente se for notícia falsa além de chegar espalha rápido. Mas creio que isso de fakenews só vá diminuir com legislações mais ríspida em cima desse tema.

    ResponderExcluir