O SENTIDO DA SAUDAÇÃO: “REI”

  Assim como no Judô, no Aikidô e no Karatê-Dô, o Jiu-Jítsu é uma arte marcial que tem suas tradições e as mesmas devem ser respeitadas a fim de se manter a ordem, a disciplina e garantindo assim a sobrevivência da arte. Logo se deve usar sempre durante os treinos o: Rei.
    Para muitos, o Rei significa “respeito”, porém tem uma abrangência muito maior. Também expressa um sentimento de auto-estima.

 “Quando aqueles que respeitam a si mesmos transferem esse sentimento de estima – isto é, de respeito – para os outros, a sua ação nada, mas é do que uma expressão de rei.” (Gichin Fuankoshi, fundador do Karatê-Dô Shotokan).
    Para antigos mestres, quando não há rei, instala-se a desordem. Lutas ou métodos de combate que não dispõe deste sentimento não traduzem uma arte marcial e sim mera violência desprezível. O uso da força física sem o rei torna-se simplesmente força bruta, que para o ser humano não tem valor algum.
“Todas as artes marciais começam e terminam com rei. A menos que sejam praticadas com um sentimento de reverência e respeito, elas são simplesmente formas de violência. Por esta razão as artes marciais devem manter o rei o rei do começo ao fim.” (Gichin Funakochi).
     Saiba que o verdadeiro rei é a expressão exterior de respeito íntimo e deve por isso ser usado e praticado por todo guerreiro verdadeiro.
     Muitos ainda não se dão conta que ao executar uma saudação antes de entrar em um Dojô solicita-se licença para adentrar no local, assim como ao prestar reverência ao sair agradece-se por todo conhecimento adquirido e hospitalidade.
      Ao cumprimentar o colega de treino ou adversário em uma luta, estamos demonstrado humildade, respeito e pedindo permissão aquela “peleja”, ao terminar agradecimento pela honrosa luta ou treino, pela sua cooperação.
     Utilize rei com sabedoria nunca com displicência, faça uso sempre que a situação exigir. Fortaleça assim seu espírito e garanta que o que parece uma simples etiqueta, seja garantia de sobrevivência da arte que você pratica.
  

    

Ricardo Costa
(Faixa Preta DBK 1º grau / CBJJE 5366-1/CBJJ 7974)

Nenhum comentário:

Postar um comentário