A FORÇA DE UM BOM CARÁTER

“Num mundo comum, tornar-se um homem fora do comum começa com o cultivo de um bom caráter”
  (Tony Dungy, primeiro técnico de futebol americano negro a vencer um Super Bowl)

       Após anos como líder da DBK, ensinando não só a arte-suave como também outras lutas e tentando formar cidadãos de bem, íntegros, que deverão saber se posicionar bem em nossa sociedade, descobri que o CARÁTER é uma qualidade que pode ser medida tanto quanto uma valência física como: peso, altura, velocidade ou força. Aqui em nossa escola, habilidade, talento e vitórias em competições jamais deverão substituir o caráter de uma pessoa.
        Sempre que um novo membro chega ao nosso Dojô, sempre procuro observá-lo nos primeiros momentos e depois com calma, após ter experimentado uma breve aula, pergunto-lhe o que o trouxe ali. Ouço as mais diversas respostas, escuto atentamente e começo a partir daí meu trabalho com esta pessoa.
       Para a DBK, mais importante que o resultado, é a maneira que foi usada para alcançar aquele objetivo. Para nós o fato de ser um grande lutador não deve superar o ato de ser uma grande pessoa. O problema não é o que se faz, mas sim como se faz! Sempre que tenho que graduar um aluno ou escolher a um membro para nos representar em uma competição, penso nessas questões acima. Sempre me questiono se o “candidato” tem bons hábitos que lhe permitam enfrentar situações difíceis com sabedoria, dignidade e competência ou é do tipo que pega atalhos e espera que as coisas dêem certo no final. Sempre encontro uma resposta em seu caráter!
        Aprendi essas coisas com meus pais e com os grandes mestres que tive, tanto nas lutas como em outros esportes e na vida acadêmica. Lembro-me de meu querido e saudoso pai falando: “Se você não tem palavra, não tem nada. A palavra de um homem tem que valer mais do que um papel que se destrói com o tempo”.
        Vejo muitos colegas de profissão, valorizando o obscuro, o vencer a qualquer preço (mesmo que se trapaceie para isso), não interessa se o “campeão” é uma pessoa e índole dúbia, basta ele trazer o resultado. A grande questão é: até aonde essa “união” irá? Será que há um sono tranqüilo à noite? Que tipo de confiança haverá nesse trabalho?
        Nosso caráter será testado, revelado e depois desenvolvido pelas decisões que tomamos em horas difíceis. Sei que muitos se deslumbram com vitórias, sucessos, fama, dinheiro, mas ao final o que vai realmente contar e definir que tipo de pessoa você é ou será é o resultado de suas ações. Afinal o caráter é um misto de coragem, sabedoria e responsabilidade.

    Grande abraço!
    Uma vez DBK...DBK para sempre!
Ricardo Costa de Souza
(Faixa Preta 1º Grau DBK/CBJJE 5366-1/CBJJ 7974)

Nenhum comentário:

Postar um comentário