UM FIM DE SEMANA DOS SONHOS

Quem esteve em Manaus no dia 30 de setembro de 2011 e é amante da arte-suave, teve a oportunidade ímpar de participar no dia anterior ao Amazon Black Belt do seminário de dois grandes ícones das lutas no Brasil: Mestre Rickson Gracie e Sensei Flávio Canto.
           
Com mais de 50 anos, faixa preta e vermelha, mais de 400 lutas invicto, bi-campeão absoluto do extinto PRIDE no Japão, Mestre Rickson Gracie é hoje o Gracie responsável por resgatar o jiu-jítsu mas voltado à defesa pessoal, à qualidade de vida, como ele mesmo diz: “um jiu-jítsu invisível”. Segundo o mesmo e o que nos foi ministrado neste dia: “deve-se sempre prestar muita atenção aos detalhes, às conexões, às distribuições de peso, à importância do quadril na arte de lutar...” Com uma paciência, didática e uma energia de um garoto, mostrou-nos situações de luta, como sair de situações 
 complicadas, falou sobre alimentação, cuidados
com o corpo e sempre preocupou-se em observar que todos estivessem fazendo os movimentos corretos e atendendo à todos que solicitavam.
            Medalhista olímpico em Athenas (Bronze), fundador do Projeto Reação de lutas e campeão Pan-americano de judô, Sensei Flávio Canto mostrou como estruturar uma aula, como se constrói uma posição, desenvolveu com os atentos atletas e participantes alguns golpes e também tirou muitas dúvidas. A exemplo do Mestre Rickson, expôs muita paciência e didática, foram duas horas riquíssimas com o judoca que com certeza é quem melhor traduz a transição da luta em pé para o chão (do ne-waza para o katame-waza).
             Somos gratos aos respectivos mestres pelos seus ensinamentos neste valoroso dia, as federações que nos possibilitaram estar lá.
 “Quando um poder público está disposto ao crescimento e este se une à federações competentes e à pessoas com o conhecimento e dispostas a ensinar, o resultado é o SUCESSO!” (Fabrício Lima, Secretário de Esportes do Município de Manaus)


Ricardo Costa de Souza
(Faixa Preta DBK 1º Grau/CBJJE 5366-1/CBJJ 7974)

Nenhum comentário:

Postar um comentário